quinta-feira, 30 de julho de 2009

Xadrez Básico - Parte 1

Escolinha de Xadrez
I. O TABULEIRO

Um tabuleiro de xadrez (diagrama 1) é um quadrado composto por 64 quadrados ou casas. Cada lado do tabuleiro tem, por tanto, oito casas (8x8=64).
A metade das casas é branca, e a outra metade, negras, e estão dispostas alternadamente, de modo que cada casa branca está rodeada por quatro casas negras, com as quais compartilha seus lados, e o inverso, as casas negras têm casas brancas por vizinhas. Assim, as casas da mesma cor podem ter vários vértices em comum, porém nunca os lados.


O tabuleiro.

Colocação
O tabuleiro se coloca de forma que a casa do canto direito do jogador seja uma casa branca de acordo com o diagrama 2.


Elementos do tabuleiro
Considerando a casa como elemento unitário, há associações de casas cujo conceito convém fixar, pois será muito útil para compreender depois o movimento de cada peça.
- Colunas
Chama-se coluna a cada conjunto de oito casas que estão no tabuleiro dispostas em sentido vertical (diagrama 3). Note que o tabuleiro tem oito colunas e que cada coluna tem quatro casas brancas e quatro negras.


-
Filas ou linhas
Denomina-se cada conjunto de oito casas que estão no tabuleiro dispostas em sentido horizontal (diagrama 3). O tabuleiro tem oito filas ou linhas, e em cada linha há quatro casas brancas e quatro negras.

- Diagonais
Uma diagonal é o conjunto de casas da mesma cor, unidas pelos seus vértices e situadas em linha reta, que percorrem o tabuleiro em sentido oblíquo (diagrama 4).
Chamam-se, então, diagonais brancas (quer dizer, com todas suas casas brancas) e diagonais negras (com todas suas casas negras). Observa-se ademais que, enquanto as colunas e filas se compõem de um número fixo de casas (oito), nas diagonais, entretanto, o número de casas é variável, com um máximo de oito.


- Centro
As colunas, filas e diagonais são elementos do tabuleiro que estão, como veremos mais adiante, diretamente relacionados com o movimento das peças. Porém aparte destes elementos puramente geométricos existem outros de caráter mais bem estratégicos.
O mais importante destes últimos é o centro. Assim se chama a união das quatro casas centrais (diagrama 5), e tem um grande valor na luta, pois seu domínio é fundamental.
Convêm comprovar que o centro está formado pela intersecção das diagonais maiores (uma branca e outra negra), chamadas também diagonais principais.


-
Bandas ou faixas
Denominam-se bandas ou faixas as filas e colunas que estão em contato com a borda do tabuleiro (diagrama 6). Têm uma grande importância nos Finais, como se verá na segunda parte desta obra.



-
Flancos
Se traçarmos uma linha vertical pela metade do tabuleiro, este fica dividido em duas metades ou flancos. Chama-se flanco de Rei aquela que contém os dois Reis no começo de uma partida (a colocação das peças ao iniciar-se a partida será estudada no capítulo II desta primeira parte), e flanco de Dama aquela que contém as duas Damas (diagrama 7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário